domingo, 17 de maio de 2009

Concepção de Durkheim acerca da Sociologia

Durkheim desenvolve a teoria do fato social, para ele os fatos sociais são produzidos pela vida em sociedade e sua fonte geradora reside na associação dos indivíduos, isso quer dizer que eles são o resultado de relações sociais.

Os fatos sociais tem origem na vida coletiva e subsistem independente dos indivíduos, exercendo sobre ele um poder de coerção.

Segundo Durkheim quando nos habituamos a agir de acordo com os fatos sociais presentes na sociedade deixamos de sentir o seu poder de coerção, para ele a primeira grande coerção exercida pelos fatos sociais é aquela produzida pela educação. Nós internalizamos os fatos sociais, transformando-os em modos de pensar, agir, sentir e de julgar, estes podem ser modificados ou suprimidos quando ele deixa de ser útil à sociedade que lhe deu origem e podem ser explicados casualmente por outros que o antecerderam historicamente.

Os fatos sociais adquirem caráter de representação coletiva e independem da nossa consciência. Durkheim concebe a sociologia como método de estudos dos fatos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário